Bulgária – O Monastério de Rila e a Tumba de São Ivan

Caros amigos viajantes, tudo tranquilo por aí?

Voltei agora para escrever o último post da série sobre a belíssima e incrível Bulgária. O primeiro post foi sobre minha viagem até Sofia, passando por Veliko Tarnovo e o segundo sobre Sófia. Hoje é dia de escrever sobre o Monastério de Rila, um day tour feito a partir da capital búlgara.

Eu fechei o tour com o albergue onde estava hospedado, o Hostel Mostel, e embora não me lembre quando custou, valeu muito a pena. Saímos de manhã do albergue e seguimos em uma viagem de aproximadamente duas horas. No carro estávamos um búlgaro dirigindo, uma canadense muito gente fina ao seu lado e atrás um cara de Hong Kong também muito legal e eu. Temos contato até hoje, três anos depois da nossa viagem.

Nossa primeira parada não foi no Monastério, mas nas montanhas atrás dele. O búlgaro parou o carro e disse que subiríamos aquele pedaço da montanha para visitar uma igreja. É uma bela caminhada, mas é um lugar imperdível.

DSC03137

Lá no alto está a igreja de São Ivan, onde se encontra também sua tumba. É uma pequena igreja de pedra muito bonita, cheia de ícones religiosos e de afrescos em todo o teto e em todas as paredes.

DSC03140

DSC03141

Atrás da igreja há uma pequena gruta, onde o Santo teria vivido por décadas, com mais ícones e velas deixadas pelos peregrinos. O mais legal é não sair dessa gruta por onde se entrou, mas por um buraco bem pequeno, daqueles que você tem que se espremer para passar, localizado na parte mais alta da gruta. Disse o guia que quem consegue passar por lá é uma pessoa de alma boa (além de ser magro).

DSC03148

DSC03151

Passando pela fissura nas rochas chega-se a um santuário onde peregrinos e devotos colocam papéis com pedidos entre as pedras, ao lado da imagem do Santo. É um bom lugar para encher sua garrafa de água também, já que há uma pequena fonte.

DSC03154

Purificados e sabendo que somos pessoas do bem, fomos então ao Monastério de São Ivan de Rila, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, em 1983. Ele foi construído no século X e é um dos principais locais de visitação da Bulgária, atraindo quase um milhão de pessoas por ano.

1320317079473

1320318513080

1320317119425

O complexo é composto por uma igreja principal e uma torre, cercados pelo prédio onde vivem os monges. Há um pequeno museu de ícones religiosos e, atrás dele, há um restaurante muito bom, onde pudemos almoçar, conversar e tomar umas cervejas (se um monge ao nosso lado estava tomando a sua, porque não tomarmos as nossas?). Como é de se esperar, há também uma pequena loja de souvenires.

Claro que a atração principal é a igreja, que tem uma atmosfera incrível, de paz e tranquilidade. Infelizmente não se pode tirar fotos dentro dela, mas sua parte externa é igualmente (ou ainda mais) bonita. São afrescos e mais afrescos tão cheios de detalhes que a vontade é de tirar fotos de tudo.

SAMSUNG

1320317434572

1320318537599

1320318619115

O Monastério de Rila é um lugar ideal para se visitar em um day tour, não apenas pela distância da capital, mas também por sua importância, já que ele é o maior e mais famoso monastério Ortodoxo do país e uma das construções de maior valor histórico, religioso e arquitetônico dos Bálcãs.

Meus caros, espero que tenham gostado não só deste post, mas também da série sobre a Bulgária, um país surpreendente, com um povo muito cordial e cervejas boas e baratas!

Até a próxima!

P.S. desculpem-me pela diferença no tamanho das fotos, mas a bateria da minha câmera acabou no monastério e então tive que tirar fotos com meu celular…

Anúncios

Um pensamento sobre “Bulgária – O Monastério de Rila e a Tumba de São Ivan

  1. Pingback: Rila Monasterio Bulgária | Habito Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s