Firenze: um almoço na Trattoria Mario

DSC_0577

Para entender um pouco da cultura do país que se visita, é preciso também fazer incursões na gastronomia local. E fazer isso na Itália é muito fácil. Afinal, a alimentação do brasileiro sofre muita influência italiana.

Estava em Firenze, em novembro passado, quando um amigo escreveu: “você tem que achar a  Trattoria do Mario! Próximo ao mercado municipal! Local rústico e comida fantástica.” Comida fantástica: combinação chave de palavras! Claro que aceitei a sugestão e ao sair da Galleria della Accademia, fui almoçar lá.

A Trattoria Mario foi fundada em Firenze no ano de 1953 por Romeo e Amelia Colzi e o filho deles, Mario. E até hoje continua gerida pela família (leia a história AQUI).

Ainda é um restaurante bastante frequentado pelos locais, mas a fama da boa comida toscana, com gosto de “comida de vó”, atrai muitos turistas.

Almoçar lá é uma questão de sorte ou de paciência. O restaurante só abre no almoço, não aceita reservas e por volta das 12:30, já há risco de enfrentar espera por um lugar. Sim! Um lugar e não uma mesa! Então, se você estiver sozinho, ou com mais uma pessoa, certamente acabará dividindo a mesa com outros clientes. A experiência é divertida. (E eu tive sorte: quando cheguei, ainda havia dois lugares em uma das mesas!)

Não há entrega de cardápio e carta de vinhos pelos garçons. Olhe o menu (escrito à mão!) na entrada ou na vitrine logo ao lado do caixa:

DSC_0572

Minha escolha foi “polenta al sugo”, acompanhada de vinho. Ótimo almoço por menos de 10 euros! (Mas aproveite para experimentar a Bistecca alla Fiorentina, prato típico da cidade e que geralmente serve bem duas pessoas.)

Além de ser um restaurante tradicional da cidade, outro fato que torna a Trattoria Mario um lugar pitoresco é o futebol: a torcida apaixonada pela Fiorentina e o ódio à Vecchia Signora (a Juventus de Turim). A quantidade de “material ofensivo” aos juventinos é grande. Perguntei se poderia fotografar e a resposta foi: “deve!”

Clique nas fotos:

Experiência gastronômica e cultural mais do que recomendada!!!

Serviço:

Trattoria Mario
Via Rosina 2r (na esquina da Piazza del Mercato Centrale)
Firenze, Italia
Aberto de Segunda a Sábado, das 12:00 às 15:30 (fecha aos domingos e feriados)
Atenção: não aceita reservas, nem cartões de crédito ou débito

(Obs.: este artigo não é um “review” patrocinado)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Firenze: um almoço na Trattoria Mario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s