Roma para cinéfilos: os estúdios da Cinecittà

IMG_8167

Se você é amante da sétima arte, vale fugir dos roteiros turísticos tradicionais de Roma e escapar por umas horas até à periferia da cidade eterna. Tome a linha vermelha A do metrô, direção Anagnina e desça na estação Cinecittà. Ecco! Ali, do outro lado da rua, os mais famosos estúdios de cinema da Europa.

Em 2008 eu fui até à entrada e perguntei se não dava pra visitar… Eu tinha assistido à série Roma (que foi produzida pela HBO) e sabia que o set usado nas filmagens, que reproduz Roma antiga, ainda estava lá. Mas, nessa época, apenas grupos organizados por escolas conseguiam autorização para visitas.

Acho que muita gente deve ter feito o mesmo que eu (“ah, não tem mesmo uma forma de entrar?”) e, finalmente, os estúdios foram abertos à visitação pública em 2011. Claro que incluí a visita no meu roteiro pela Itália em 2014.

Escolhi o ingresso mais barato (10 euros), sem visita guiada e fui entrando… Abri o mapinha que recebi na bilheteria e li num cantinho: “Cinecittà outdoor – visita guidata”. Ou seja, para conhecer as cidades cenográficas, só com visita guiada… Evidentemente, isso não está claro nem no site, nem na bilheteria… e o atendente também não explica esse “detalhe”… Voltei, paguei a diferença (mais 10 euros) e enquanto não chegava a hora da visita guiada, aproveitei pra tomar um lanche no “Caffè di Cinecittà”, misto de café e lojinha (e os lanches não são caros como o ingresso).

DSC_0001_2

Para quem escolhe a visita completa, ela se divide em duas partes: a visita ao museu dos estúdios e a visita guiada pelos sets de filmagens e teatros (estúdios).

Não vou descrever com muitos detalhes tudo o que vi e ouvi, nem incluir muitas fotos para não estragar a surpresa de quem quiser estar no meio de cenários de filmes, mas vale saber um pouco da história da Cinecittà. Os estúdios foram idealizados e construídos a partir de 1936 por ordem do governo fascista de Mussolini. A produção de filmes até o auge da Segunda Guerra foi intensa, entrou em declínio após o fim da guerra, mas lentamente recuperou seu ritmo, tendo se estabelecido nos anos 50 como um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo. Lá foram filmados os clássicos americanos Quo Vadis (1951) e Ben Hur (1959). E, no dia da minha visita, passei pelo atual set do “remake” de Ben Hur (pelo diretor Timur Bekmambetov), que deve ser lançado em 2016.

Quando há filmagens, é possível passar pelos sets, mas fotos são proibidas. E entrar no famoso Teatro nº 5 é questão de sorte. No dia em que fui, ele estava ocupado.

IMG_8096

  “… Quando mi domandano qual’è la città in cui preferirebbe abitare e mi dicono Londra, Parigi, Roma… io dico, alla fine, se devo essere sincero, Cinecittà… Il Teatro 5 di Cinecittà è il posto ideale.  L’emozione assoluta, da brivido, da estasi, è quella che provo di fronte al teatro vuoto: uno spazio da riempire, un mondo da creare.” Federico Fellini

 

 

O Teatro nº 5 é o maior estúdio cinematográfico da Europa e era o preferido de Federico Fellini. Nesse estúdio, Fellini reproduziu o Canal Grande e a Ponte de Rialto para as filmagens de Casanova em 1976. O filme foi todo rodado em estúdio.

Casanova Imagem extraída do filme, disponível no YouTube.

Mas, para mim, o ponto alto da visita foi caminhar pelo set de Roma, uma das séries mais caras já produzidas para TV e que, por isso mesmo, teve apenas duas temporadas. A guia comentou que na Italia a série não fez muito sucesso, então ela sempre precisa explicar do que se trata aos italianos que fazem a visita.

rome-Imagem-Longa Imagem de divulgação da série Roma.

Rome DSC_0304
Comparação entre o cenário na série e o real (clique nas imagens para ampliá-las).

Durante a visita, a guia explicou que nos contratos de produção podem constar cláusulas que prevejam a aquisição dos cenários pela Cinecittà. Foi o que ocorreu com o set de Roma.

E não estranhe se ao visitar os sets encontrar mesas em plena Roma antiga. É possível locar a cidade cenográfica para eventos empresariais.

DSC_0297

Além de Roma antiga, a visita inclui o set de Gangs de Nova York, filme de Martin Scorsese.

DSC_0311

Esses cenários já não estão exatamente como no filme de 2002. Outras produções usam o set e são feitas reformas e adaptações de acordo com cada filme.

Terminada a visita aos sets de Roma e Gangs de Nova York, a guia nos deixou livres para visitarmos o museu e o set da série de TV Un Medico in Famiglia, transmitida na Itália pela RAI desde 1998.

IMG_8092
Os edifícios do museu. O set de Un Medico in Famiglia fica à direita do jardim.

Como escrevi no início do artigo, Cinecittà não faz parte dos roteiros tradicionais por Roma. Então, se for fã de cinema, aproveite a inexistência de filas e um guia praticamente particular (éramos apenas 6 pessoas durante a visita).

Se quiser saber mais detalhes técnicos sobre os estúdios, clique AQUI.

Para saber sobre as mostras permanentes e temporárias, dias e horários de abertura, clique AQUI.

As visitas guiadas ocorrem todos os dias, menos às terças-feiras. São todas em italiano, com dois horários (um pela manhã e outro à tarde) que incluem o inglês. A moça que guiou meu grupo também falava francês e foi bem simpática ao traduzir tudo para o casal de franceses que não entendia bem o italiano…

Como chegar:
Via Tuscolana, 1055 – 00173 Roma.
METRO A – estação Cinecittà (pegar a direção Anagnina).
Ônibus: nºs 502, 503, 552 e 654

Reserve para essa visita, entre ida e volta do centro de Roma, por volta de 2h30 a 3h.

E, para finalizar, deixo aqui um vídeo de Per Sempre, música de Luciano Ligabue (o maior cantor de rock italiano da atualidade) em homenagem ao cinema e filmado na Cinecittà.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Roma para cinéfilos: os estúdios da Cinecittà

  1. Muito bom esse post, Mônica. Nunca havia imaginado ser possível visitar a Cinecittà e fiquei imaginando sua emoção nos cenários da Roma antiga. Parabéns!

    Curtir

    • Val, obrigada pela visita! Realmente, pouca gente sabe da possibilidade da visita… Nunca vi nenhum roteiro (nem em revistas de viagem recentes) que incluísse a Cinecittà. O set de Roma Antiga é incrível… a série passa de novo na cabeça! Já deixe aí anotado pra quando você for a Roma. Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s