Na cratera do vulcão: como visitar o Vesuvio, na Itália

DSC_0430_2

Já contei aqui no blog um pouco sobre Pompeia, a mais famosa das cidades destruídas pela erupção do Monte Vesuvio em 79 d.C. (para ler o artigo, clique aqui). Durante a maior parte da visita às ruínas, pode-se observar o temido vulcão que domina a paisagem.

Em 2008, na primeira visita a Pompeia, não tive tempo suficiente para programar a ida ao Vesuvio. Mas, nessa segunda vez, ele teria que entrar no roteiro! A ideia era dividir um dia entre Pompeia e o vulcão.

Saí de Pompeia por volta das 15h e, de carro, fui seguindo as placas de indicação “Vesuvio”. Cheguei à entrada do “Parco Nazionale del Vesuvio”, de onde partem uns jipes e pequenos caminhões. Ali, a visita é apenas guiada. E a decepção: a última partida do dia tinha sido às 14h… (esse é o ponto a que se chega pela cidadezinha de Trecase).

Mas, quando preparei o roteiro da viagem, consultei o site oficial do Parque e me lembrava de que existem diversos percursos e também de que o que leva até à cratera não é necessariamente guiado. Sem conexão com a internet (decidi não comprar chip local e usar apenas wi-fi), a saída era voltar ao hotel e “aproveitar” o Halloween em Sorrento (a sociedade italiana está mais americanizada do que a brasileira e havia uma infinidade de crianças fantasiadas repetindo “dolcetto o scherzetto”, versão do “trick or treat”).

Localizadas as informações corretas (o percurso que leva à cratera do Vesuvio é chamado “Il Gran Cono”), no dia seguinte, bem cedo, o destino era a Quota 1000 do Monte Vesuvio, no ponto chamado Piazzale Vesuvio (que, obviamente, não constava no GPS…)

IMG_8477 IMG_8476
Estacionamento e bilheteria (Quota 1000)

A subida é um pouco cansativa para quem não tem muito fôlego (eu!), mas a bela vista da baía de Napoli convida às paradas para fotos e descanso (é até engraçado: há lanchonetes e lojinhas de souvenirs pelo caminho).

DSC_0405 IMG_8395

DSC_0410
O início da subida e a vista na metade do caminho.

Da bilheteria até o topo da cratera são aproximadamente mais 167 metros de altitude, mas que se transformam em pelo menos uns 900 metros de caminhada em zigue-zague e um trecho íngreme mais longo que circunda o vulcão (como é visível na foto abaixo, copiada do Google earth). É possível chegar, sem guia, até à loja-lanchonete La Capannuccia, na quota 1.167.

ViewGoogle copy DSC_0432

A sensação ao chegar à cratera é indescritível. Olhando pra dentro do vulcão não dá pra imaginar o tamanho da tragédia causada pela erupção de 79 d.C.

DSC_0414 DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

Há registro de outra erupção explosiva no ano de 472 e de atividade constante de 1600 até a última erupção em 1944. Desde então, houve um grande crescimento demográfico no entorno do Vesuvio, principalmente devido à expansão da cidade de Napoli.

Mas o Vesúvio, ao contrário do que parece, não é um vulcão inativo. As fumarolas são prova de que ele apenas “dorme”…

DSC_0416 IMG_8459

O monitoramento do Vesuvio é constante, feito pelo Osservatorio Vesuviano. No site, além de informações sobre o estado atual da atividade do vulcão, há detalhes sobre sua origem (o antigo vulcão do Monte Somma) e história eruptiva. E, apesar de ter lido em alguns artigos que vários guias comentam que não existe um plano de emergência adequado em caso de erupção, o site do Departamento de Proteção Civil divulga o plano.

De todos os lugares por onde passei nessa última viagem pela Itália, a visita ao Vesuvio foi a mais fascinante, por toda a história desse vulcão e também porque fui até ele no dia do meu aniversário.

Então, se você vai passar uns dias na região de Napoli, reserve um dia para ir ao temido vulcão! E minha recomendação é a combinação das visitas ao Vesúvio (pela manhã) e ruínas de Pompéia (à tarde).

Outras fotos da visita:

Como chegar:

De carro: pegue a estrada A3 (Napoli-Salerno) e saia em Torre del Greco ou Ercolano. Pegue a Via San Vito ou a Via Vesuvio e siga as indicações para o topo do vulcão. Como nem todos os mapas de GPS são atualizados, as coordenadas da Piazzale Vesuvio (Quota 1000) são: N 40°49’42.0″  E 14°25’35.8″ (ou em decimais: N 40.828343 E 14.426622). No GPS (um Garmin), as coordenadas que ficaram gravadas são: N 40°689′  E 014°25.581′.

De trem: em Napoli ou Sorrento, pegue a Circumvesuviana e desça na estação Ercolano Scavi. Na praça, há uma agência chamada Vesuvio’s Express onde pode-se comprar o bilhete do ônibus que leva até à Piazzale Vesuvio, na Quota 1000.

Algumas dicas:

  • durante o outono, pela manhã, faz frio e venta no caminho de subida; leve uma jaqueta corta-vento, mas não exagere nos agasalhos porque a temperatura (ao menos no fim de outubro) atinge quase os 20°C por volta das 11:30/12:00.
  • se você, como eu, não suporta o verão, vai ter problemas se programar a visita para essa estação; faz bastante calor na região de Napoli.
  • use tênis com solado que evite escorregões, comuns na descida.

Para mais informações sobre a visita (características e duração do percurso, horários e preço do bilhete), clique AQUI e AQUI.

E para encerrar este artigo, um vídeo que meu irmão e eu fizemos na estrada que leva até à Quota 1000 (dá pra observar algumas casas no caminho…)

Já foi até o Vesúvio? Ou quer saber mais detalhes sobre a visita e onde se hospedar? Deixe um comentário!

(Atualização – 29.09.2015) Nas minhas leituras madrugada adentro, descubro que o Vesúvio guarda (ou melhor, guardou) os restos mortais de um brasileiro. O advogado e ativista político Antonio da Silva Jardim, um dos maiores propagandistas da República brasileira (e que acabou por não testemunhar sua proclamação por não ter sido avisado sobre a movimentação das tropas no 15 de novembro de 1889), viajou à Itália em 1891. Na região de Napoli, quis visitar o Vesúvio. Chegando à cratera, um tremor o fez ser tragado pelo vulcão. Seu corpo nunca foi recuperado. Essa informação (que complementei a partir de rápida leitura da biografia de Silva Jardim disponível na Internet) consta no livro 1889, do jornalista Laurentino Gomes. Leitura recomendadíssima, juntamente com os dois primeiros livros da trilogia (1808 e 1822). Mas, que essa história não os espante. Como já detalhei no artigo, hoje o Vesúvio é monitorado constantemente e, em caso de qualquer início de atividade, acredito que nem seja possível chegar à quota 1000.

(créditos das fotos: Monika Tognollo e Marco Tognollo. A reprodução deste artigo ou das fotos sem os devidos créditos é proibida.)

44 pensamentos sobre “Na cratera do vulcão: como visitar o Vesuvio, na Itália

  1. Olá 🙂
    Este seu post é mesmo do melhor!
    Fiquei só com uma dúvida se puder ajudar…
    Você diz que é possível visitar Pompeia e o Vesúvio no mesmo dia, começando pelo Vesúvio e depois Pompeia. O mais prático é contratar uma excursão. Onde posso fazer isso ? E se optar por trem/ bus também dá partindo de Nápoles ?

    Obrigada !!

    Curtir

    • Olá Catarina!
      Muito obrigada pelo elogio !
      Se você não alugar um carro, o mais prático é contratar uma excursão. Se não encontrar uma que faça o passeio combinado, tente a Vesuvio Express, que fica na praça da estação Ercolano Scavi e faz o passeio até o Vesuvio. Aí, na volta é só pegar o trem até Pompeia. Saia cedo de Napoli que dá pra fazer tudo tranquilamente no mesmo dia.

      Curtir

  2. Oi Monika, bom dia! Acho que esse post no blog será sempre muito procurado! rsrs
    Estou indo com meus pais (meu pai está apaixonado pela ideia de conhecer o vesúvio!) em novembro. Estou na dúvida se vou de carro ou de agência. Pergunta 1: Qual o custo do estacionamento lá em cima, na piazzale quota 1000? Será que acho vaga fácil em novembro? Creio que sim, né? Pergunta 2: As agências de Ercolano Sacavi cobram quanto para subir até a Piazzale Quota 1000? Os bilhetes de entrada no parque já estão inclusos no preço deles? Imagino que possam ter um preço especial por levara grupos, não?
    Obrigado pelas informações!
    Abraço

    Curtir

    • Oi Luciano!
      Sim, esse é o post mais lido e comentado no blog (mesmo que eu não escreva há muito tempo…infelizmente, não tenho mais tempo livre para me dedicar a ele depois que mudei de profissão…mas sempre respondo a todos que me escrevem)
      Eu acho que vale a pena alugar um carro principalmente porque você vai com seus pais e vocês ficam com mais liberdade de horários e de locomoção.
      Não me lembro quanto paguei de estacionamento mas não foi nada exorbitante (se fosse, certamente eu me lembraria…rs) e encontrei vaga com facilidade (também fui em novembro)
      Sobre as práticas das agências, eu desconheço. Apenas indiquei como possibilidade no artigo e você teria que consultar sobre um eventual “pacote” para esse passeio. Na agencia que citei no artigo, vi que o transporte sai por 10 euros e não inclui o ingresso.
      Fique à vontade para escrever se eu puder ajudar em mais alguma coisa !
      E buon viaggio !
      Abraços e obrigada pela visita e comentário !

      Curtir

  3. Olá!
    Pretendo viajar para a Itália em outubro e quero conhecer Pompéia.
    É possível visitar Pompéia e o Vesúvio no mesmo dia, sem muita correria?
    Eu pretendo ir de trem e também não planejo alugar carro.

    Curtir

    • Olá Adoniran,
      Desculpe não ter respondido antes (estava em férias).
      Sim, é possível visitar Pompeia e o Vesúvio no mesmo dia. Comece pelo Vesúvio (tente chegar logo no primeiro horário). O mais prático é contratar uma excursão. Depois siga para Pompeia e aproveite o resto do dia por lá.
      Obrigada pela visita ao blog !
      Abraço !

      Curtir

    • Olá Gi,
      Quando fui, em 2014, não me lembro de outras maneiras de chegar lá a não ser de carro ou com as vans e ônibus de agências. No artigo eu dei a sugestão de uma, mas não sei se tem guia incluso. Como fui de carro, não contratei guia.
      Obrigada pela visita ao blog!

      Curtir

  4. Fui agora de carro a Pompeia dia 19052018, mas Vesúvio sem chance com tempo ruim. Indicação placas Scavi Pompeia nenhum . Chip vodafone sinal ruim, dai waze, google maps não funciona. Gps Garmim com atualização no mundo GPS na Santa Efigênia não funciona. GPS do carro Renault não funciona. Tinha de ter levado mapa de Papel.

    Curtir

    • Olá Oscar !
      Poxa…que pena o tempo não ter ajudado.
      De fato, sinalização não é forte ali naquela região. Você identificou o porquê das coordenadas não funcionarem no GPS ? Às vezes é meio complicado inserir o endereço pelas coordenadas (eu nem sempre consigo). Ao menos as ruínas de Pompeia você conseguiu visitar ? Lembro que meu GPS localizou fácil o endereço…
      Muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário !

      Curtir

  5. Olá! Vou em abril e seu blog está ajudando muito!!! Obrigada 🙂
    A visita não guiada permite chegar até a cratera?
    Qual a diferença entre a visita guiada e a não guiada? (além da parte informativa da visita guiada…)

    Curtir

    • Olá Jessica,
      Chega-se à cratera também sem guia. Foi a visita que descrevi, pelo “sentiero Gran Cono”. As outras trilhas é que são feitas com guias.
      Obrigada pela visita ao blog e se precisar de mais dicas da Itália, não hesite em escrever.

      Curtir

  6. Olá Monika,
    Sairei de Napoles em direção a Sorrento e gostaria de visitar o Vesúvio pela manhã e Pompéia à tarde. Como estarei de carro, é seguro deixar as malas no carro enquanto faço os passeios? obrigado.

    Curtir

    • Oi Ricardo
      Risco sempre existe, mas não vejo problema…Tanto o Parque do Vesúvio quanto Pompéia contam com estacionamentos. Em 2014 eu viajei pela Italia com um Fiat 500, uma das malas precisava ficar no banco traseiro, estacionei em vários lugares e não tive problemas…
      Bom passeio por lá. Tenho certeza de que você vai gostar muito dos dois lugares!
      Muito obrigada pela visita ao blog.

      Curtir

  7. Olá Monika,
    Estaremos em Sorrento e gostaria de fazer Vesuvio e ruínas de Pompéia no mesmo dia. O unico porem é que estaremos de malas, já que iremos direto para Napoles e depois Roma neste mesmo dia. Então, sairemos de Sorrento de manhã e chegaremos em Roma a noite. Qual a melhor solução, devido as malas ?

    Curtir

    • Olá Ro!
      Acho que nesse caso o mais fácil é alugar um carro em Sorrento e devolvê-lo em Roma. Além disso, alugando um carro, você poderá dirigir pela estradinha no próprio Vesúvio, o que já é uma atração à parte. E também economizar o tempo de ir até a agência que faz o passeio até o Vesúvio, depender dos horários deles etc.
      Se a previsão é fazer tudo isso de trem, as malas teriam que ficar num locker na estação de Napoli.
      Bom passeio pela Itália!!
      Abraços e obrigada pela visita ao blog!

      Curtir

    • Oi Juliana,
      Sorrento é uma cidade pequena, mas é ótima como base para ir até Pompeia/Ercolano e para o tour pela Costa Amalfitana. Em Sorrento, aproveite para andar pelas ruazinhas do centro que cheiram a limão siciliano. O ponto principal é a Piazza Tasso, cheia de restaurantes, cafés sorveterias. Desça também até à Marina Piccola. No mais, aproveite para conhecer as cidades da Costa Amalfitana.
      Obrigada pela visita ao blog ! 😉

      Curtir

  8. Olá, tudo bem? Muito obrigada pelas informações no seu blog! Ajudam muito quem nunca foi ao local! Olha só: fico 3 dias em Sorrento ( do dia 01/04-sábado a 03-04 segunda) com a ideia de ver pompeia e Vesuvio em um dia, ilha de capri no outro e um pouquinho da costa amalfitana . Chego dia 01/04 e estava vendo uma informação de que no primeiro domingo do mês é de graça…vale a pena deixar para ir neste dia? É mto cheio? É se fizer o vesuvio pela manhã…o vesuvio É aberto no domingo? E o Vesuvio é de graça no primeiro domingo assim como pompeia?

    Curtir

    • Oi Fernanda,
      eu também fiquei 3 dias em Sorrento. Vai dar super certo seu roteiro.
      Sim, de acordo com informação disponível no site (http://www.pompeiisites.org/), a entrada é gratuita no primeiro domingo do mês. Pompei já atrai muita gente normalmente, então acredito que nesse dia você talvez enfrente filas para retirar seu ingresso. Quanto ao Vesuvio, é possível visitá-lo todos os dias, mesmo em feriados e não entra nessa programação de gratuidade no primeiro domingo do mês (aqui neste link você tem mais informações sobre horários e valores: http://www.parconazionaledelvesuvio.it/grancono/index.asp#orari).
      Como sugeri no artigo, o melhor mesmo é ir ao Vesúvio no primeiro horário (abre às 09h00) e visitar Pompeia à tarde.
      E palpitando um pouco sobre o seu roteiro, pela Costa Amalfitana, acho que vale fazer uma parada em Amalfi (visite a Catedral), circular pelas ruas estreitas de Positano e tentar parar em algum lugar na estrada perto do Fiordo di Furore (procure por fotos no Google) e descer as escadas até à pequena praia. Para quem quiser fazer várias paradas pela estrada, para fotos, etc, a melhor coisa é alugar uma scooter pois é quase impossível conseguir lugar para estacionar.
      Super obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. Depois volte aqui pra contar como foi a viagem, ok?
      Abraços !

      Curtir

  9. Vamos estar em Sorrento em junho e gostaríamos de fazer em um dia Pompéia, Herculano e Vesúvio. Se comprarmos passagem do trem Circumvesuviano para Ercolano Scavi, poderemos parar e visitar Pompéia antes e com o mesmo bilhete seguir para Herculano? Estes bilhetes podem ser comprados na hora? Em Herculano vamos procurar a agência Vesúvio Express para irmos à cratera. Até que horas é recomendado subir em junho? Obrigada!

    Curtir

    • Olá Maria Valderez,

      Talvez fique muito corrido fazer os três passeios no mesmo dia. Pompeia é grande e para ver tudo com calma leva-se pelo menos uma manhã (ou uma tarde). Ercolano é menor, mas você vai precisar adicionar pelo menos mais uma hora de deslocamento entre os dois sítios arqueológicos.
      Eu começaria pela subida ao Vesúvio, logo cedo porque o parque fica aberto à visitação das 9h às 17h no mês de junho e também para evitar o calor, e deixaria Pompeia e Ercolano para a parte da tarde. Em junho, o horário de fechamento em Pompeia, Ercolano é 19:30 (pode-se ingressar até às 18h). Tem informações aqui: http://www.pompeiisites.org/Sezione.jsp?titolo=Informazioni+visita&idSezione=1127
      Nesse mesmo site, você vai ver que há uma opção de bilhete que vale para todos os sítios arqueológicos por 20 euros. Mesmo que você visite apenas Pompeia e Ercolano, ainda economiza 2 euros (a entrada individual de cada um custa 11 euros).
      Espero ter ajudado!

      Muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. Escreva se tiver qualquer outra dúvida!

      Abraços

      Curtir

  10. olá!

    Eu fiquei com uma dúvida meio boba rs… a van da Vesúvio Express leva até a cota 1000… e pra voltar? Esperamos na Piazzale Vesuvio por outra van – e pagamos mais 10 euros?

    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Luciana,
      Acredito que se você contrata o passeio com a Vesuvio Express estão incluídas ida e volta. Tente contatar a empresa pelo site para tirar as dúvidas.
      Quando eu fui, os 10 euros correspondiam à entrada para subir até à cratera.
      Obrigada pela visita ao blog e escreva se tiver oitras dúvidas.
      Abraços

      Curtir

  11. Monika.
    Excelente o seu relato. Me ajudou muito.
    Estou indo em Abril.
    Uma dúvida que me surgiu, eu queria visitar os 5 sítios arqueológicos e o vulcão.
    Pompeia, Hercolaneum, Oplontis, Boscoreale e Stabiae.
    Eu planejei assim:

    Eu vou de Roma para Herculano bem cedo, 07 a.m, e depois faço Pompeia na parte da tarde.
    Durmo uma noite em Nápole, pego um trem e vou até a Vesuvio’s Express conforme vc havia mencionado acima.

    De lá eu faria o vulcão e Oplontis, Boscoreale e Stabiae?

    Acha possível no mesmo dia fazer isso?

    E última coisa, como eu iria? Primeiro vulcão e depois esses outros sítios?

    Obrigado desde já 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Fernando!
      Muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!
      Se você for visitar os 5 sítios arqueológicos, não se esqueça de comprar o bilhete combinado que você poderá usar por até 3 dias consecutivos. Acho que seu planejamento dá certo, apesar de eu ter visitado apenas o Vesúvio e Pompeia.
      Aqui neste site você consegue se organizar para chegar a Oplontis, Boscoreale e Stabia (tem versão em inglês também): http://www.pompeiisites.org/Sezione.jsp?titolo=Informazioni+visita&idSezione=1127
      Aparentemente, a Boscoreale só é possível chegar de carro… talvez seja uma boa ideia alugar um carro no segundo dia. Caso contrário, verifique já na Vesuvio Express se eles fazem esse roteiro também.
      E, sim…é melhor começar pela visita ao Vesúvio e depois seguir para os outros lugares.
      Espero ter ajudado!
      Não esqueça de depois vir aqui contar como foram as visitas.
      Abraços!
      Monika

      Curtir

    • Olá Thiago,
      No artigo fiz menção a uma agência chamada Vesúvio Express (não usei os serviços, mas me pareceu ser o mais organizado a partir dos comentários que li). Essa mesma agência oferece opção de transporte até às ruínas de Pompeia… Mas a agência se localiza na praça da estação Ercolano Scavi, da Circumvesuviana. Acredito que o mais fácil (e econômico) seja tomar o trem e descer na estação Pompei Vila dei Misteri…você sairá praticamente em frente à Porta Marina, uma das entradas para as ruínas.
      Obrigada pela visita ao blog.

      Curtir

  12. Olá estaremos,eu e minha esposa, de passagem de Napolis para Sorrento e gostaríamos de ir até o Vesúvio, você sabe algum lugar onde poderíamos deixar as malas para fazer a trilha até o pico . Muito obrigado

    Curtir

    • Olá Leidiane,
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog!
      Sim, é preciso pagar um ingresso (atualmente, o valor é de 10 euros) para subir até à cratera. De carro (ou ônibus) só é possível chegar até a cota 1000, onde fica o estacionamento.
      Abraços!

      Curtir

      • Leidiane, fico muito feliz pelo meu relato ajudar! E não deixe de visitar Pompeia… como comento no artigo, dá pra visitar o Vesúvio pela manhã e ir pra Pompeia à tarde.
        Abraços.

        Curtir

      • vou fazer exatamente como você colocou, Vesúvio de manhã e Pompéia a tarde!! vou em novembro, depois volto aqui pra te contar!!! bjss

        Curtir

      • Muito legal! Vou esperar seu relato por aqui, hein! Já desejo uma super viagem pela minha querida Itália… E, se for a Veneza, em novembro é época de “acqua alta”, quando a maré sobe e alaga a Piazza San Marco…é divertidíssimo. Acho que escrevo um artigo sobre Veneza ainda antes de você viajar. E se precisar de mais dicas da Itália, escreva! Beijo

        Curtir

      • Pode deixar que volto aqui pra contar como foi minha viagem!! serão vinte dias entre Roma, Toscana e Veneza!! vou ficar esperando seu post sobre Veneza!!! bjs e parabéns pelo trabalho, de grande utilidade!!

        Curtir

    • Olá Tobias,

      A Vesuvio’s Express fica na Piazzale Stazione, em Ercolano. Como expliquei no artigo, basta descer na estação Ercolano Scavi da Circumvesuviana. É a praça em frente.

      Abraços e obrigada pela visita ao blog.

      Curtir

Deixe um comentário