DDR Museum: O museu mais legal de Berlim

web-10
Foto: Divulgação DDR Museum, Berlim 2014

Quando criança, você deve ter se cansado de ouvir: “Tire a mão daí! Olhe com os olhos!”

Esqueça! Vá à forra! No DDR Museum, em Berlim, você pode “ver com as mãos”! O museu é totalmente interativo, tudo pode ser tocado, armários podem ser abertos, sofás e cadeiras não são apenas itens de exposição.

No artigo “Berlim e o Muro” falei um pouco sobre a divisão da Alemanha pós Segunda Guerra Mundial e a fundação da Deutsche Demokratische Republik (DDR), a República Democrática Alemã (RDA) que, de democrática, tinha apenas o nome.

Na verdade, a RDA era um produto da propaganda socialista e, como muitos queriam fazer acreditar, a melhor resposta às desgraças provocadas pelo Terceiro Reich.

Já sabemos que a RDA fracassou, durou apenas 40 anos e a Alemanha se reunificou após a queda do Muro de Berlim em novembro de 1989.

Sobre o contexto político e econômico, as fugas mirabolantes empreendidas pelos alemães orientais que tentavam ultrapassar o muro, há outros museus (como o Museum Haus am Checkpoint Charlie), mas o único museu que conta como era o dia a dia de quem vivia isolado do mundo por cercas, muro e um sistema de vigilância constante é o DDR Museum, fundado em 2005 e aberto ao público em 15 de julho de 2006. É um museu mantido inteiramente pela iniciativa privada e seu acervo conta com objetos originais, doados por habitantes da ex-RDA.

Visitar o DDR Museum é uma experiência divertida para adultos e crianças. Lá é possível entrar e ligar um Trabant, carro fabricado na Alemanha Oriental e objeto de desejo dos alemães orientais, que passavam até 10 anos numa lista de espera para comprá-lo.

IMG_1532O Trabant é um símbolo da dominação soviética e está no ranking dos piores carros do mundo. Depois da queda do Muro, muitos abandonaram seus Trabis pelas ruas ao descobrirem o quanto o carro era obsoleto. Mas hoje o carrinho é objeto de colecionador. (Em tempo: não consegui entrar no Trabi… que foi dominado por esse garoto que aparece dentro do carro.)

A parte mais interessante do museu é o apartamento com decoração típica da RDA. Não se acanhe! Sente no sofá para assistir à tv, abra armários e descubra produtos que só vemos nos filmes (como Adeus, Lenin!) ou que tínhamos em casa nas décadas de 70 e 80.

Também está reproduzida uma cela típica de uma prisão mantida pela Stasi (polícia secreta da RDA).

IMG_1560

Foi bem divertido descobrir no museu uma série de objetos que eu tinha em casa quando criança, como o gravador de fitas K7, apontador de lápis, câmeras fotográficas…

Além da visita ao museu, recomendo almoçar ou jantar no DDR-Restaurant, que fica ao lado, e descobrir os pratos típicos da Alemanha Oriental.

Eu experimentei a Vita-Cola, o primeiro refrigerante de cola surgido na RDA em 1958 (tem sabor de limão que lembra bastante a já extinta Coca-Cola Lemon) e o “Jägerschnitzel” (uma mistura processada de carne bovina e de porco empanada e frita) com macarrão parafuso (e no cardápio há um alerta que explica a diferença para Jägerschnitzel ocidental, que é carne de vitela servida com molho de cogumelos).

O DDR Museum, apesar de ser um dos museus mais visitados de Berlim, é um tanto desconhecido do turista menos atento.

Então, não perca esse museu quando for a Berlim.

IMG_1583

DDR Museum
Karl-Liebknecht-Str. 1 (às margens do rio Spree, atrás da Catedral de Berlim)
Segunda a Sexta e Domingos, das 10h às 20h
Sábados, das 10h às 22h
(abre também em feriados)
Entrada: 7 euros (inteira)

Para saber mais:

Artigo: Há 60 anos era criada a República Democrática Alemã 

Artigo: A Divisão da Alemanha – de 1945 a 1989

Documentário: Alemanha Oriental – A vida por trás da cortina de ferro (Produzido pela BBC)

Filme: A Vida dos Outros (retrata a espionagem indiscriminada de pessoas comuns)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s