Salzburg, Áustria – Roteiro para um dia

IMG_0204

(lembrete: todas as fotos podem ser vistas em seus tamanhos originais… clique!)

Salzburg é a segunda cidade mais visitada da Áustria (a primeira é Viena). Fica às margens do Rio Salzach, quase na fronteira com a Bavária (região alemã), tem quase 150.000 habitantes e seu nome significa “castelo de sal” em referência aos depósitos de sal existentes na região e explorados já por volta do ano 1.000 a.C.

Por muitos séculos, a província de Salzburg (da qual a cidade de Salzburg é a capital) foi um principado independente. Somente em 1815, após o Congresso de Viena, Salzburg foi anexada à Áustria.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Salzburg foi anexada ao Terceiro Reich e, apesar de milhares de residências terem sido destruídas por bombardeios aliados, grande parte de sua arquitetura barroca foi preservada.

Mas a cidade de Salzburg é mesmo famosa por conta de seu “filho” mais ilustre: o gênio Wolfgang Amadeus Mozart.

O centro histórico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, é pequeno e os principais pontos podem ser conhecidos num único dia. E o roteiro que eu fiz e deixo como sugestão é o seguinte:

Schloss Mirabell

IMG_0210

O Palácio Mirabell fica na Cidade Nova, na outra margem do Rio Salzach. Originalmente, em 1606, o Arcebispo Wolf Dietrich mandou construir nessa área uma mansão bem mais simples do que o palácio atual. Serviria de acomodação à sua amante Salome Alt, com quem teve 15 filhos.

O nome Mirabell foi dado por Markus Sittikus von Hohenems, sucessor de Wolf Dietrich.

Entre 1721 e 1727, o palácio foi reformado pelo famoso arquiteto barroco Lukas von Hildebrand, por ordem do Arcebispo Franz Anton von Harrach, integrando os edifícios num único complexo. Em 1818, um incêndio que atingiu a cidade destruiu parte do palácio, mas a famosa Escadaria dos Anjos e o Salão de Mármore sobreviveram e ainda podem ser vistos por quem visita o interior do palácio (a entrada é gratuita).

Atualmente, o edifício abriga o gabinete do prefeito de Salzburg e outros órgãos do conselho municipal.

IMG_0222

Os jardins do palácio, abertos ao público pelo Imperador Franz Joseph em 1854 são uma obra de arte. O destaque fica para a fonte, no centro do jardim. Ao redor da fonte há 4 grupos de estátuas esculpidas por Ottavio Mosto em 1690 e simbolizam os elementos terra, fogo, água e ar.

É do Palácio Mirabell que se tem a melhor vista da Fortaleza Hohensalzburg, que fica na parte histórica.

IMG_0212

O Palácio Mirabell, assim como tantos outros lugares em Salzburg, serviu de locação para o filme A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965). No trecho abaixo é possível ver os jardins:

Schloss Mirabell
Mirabellplatz, Salzburg
Visitas: Segundas, Quartas e Quintas: 8h às 16h
             Terças e Sextas: 13h às 16h
             Fechado para visitas em dias de eventos especiais.

 

Atravessei o Rio Salzach pela Ponte Makartsteg, pela qual passam apenas pedestres, para chegar à Rua Getreidegasse. E essa ponte, como outras mais famosas, também já conta com os “cadeados do amor”…

Rua Getreidegasse

IMG_0193

A Getreidegasse é o “calçadão” de Salzburg, mas as lojas ali nada têm de populares. São, na sua maioria, lojas de grifes famosas.

O que torna essa antiga rua (já existia desde o ano 1150 ao menos) a mais charmosa de Salzburg são as plaquinhas que identificam as lojas.

IMG_0250
A loja Stassny é especializada em moda tradicional austríaca com um toque de modernidade.

Ao fim da rua fica a igreja de São Brás (Kirche Sankt Blasius), construída em 1330.

IMG_0251

Mas o imóvel mais famoso da Getreidegasse fica no número 9. Foi lá que nasceu, em 27 de janeiro de 1756, Wolfgang Amadeus Mozart.

Mozart Geburtshaus

IMG_0190

Não vou me alongar na biografia de Mozart, um gênio muito precoce, que já compunha aos 5 anos de idade e aos 6 fez sua primeira turnê europeia. E foi precoce também na morte, aos 35 anos. Um pouco sobre a vida de Mozart pode ser lido AQUI.

A casa em que nasceu hoje é um dos museus mais visitados no mundo. O acervo é bem interessante (não tenho fotos do interior porque são proibidas) e a visita leva pouco mais de uma hora.

Para mais informações sobre horários, visitas guiadas e preços, clique AQUI.

Para quem se interessar, perto do Schloss Mirabell fica a casa onde Mozart morou. Informações sobre visitas podem ser vistas AQUI.

IMG_0207

Curiosidade: uma das sinfonias mais célebres compostas por Mozart é a de nº40, em sol menor, KV550, foi bastante difundida por fabricantes de celulares. O Primeiro Movimento dessa sinfonia, composta em 1788, era uma das opções de toque.

Ainda sobre Mozart… uma passada pela

Mozartplatz

IMG_0258

A estátua de Mozart, que acabou por dar nome à praça, foi inaugurada em 5 de setembro de 1842, na presença dos filhos do compositor.

Em Salzburg, quase tudo faz referência a Mozart, desde patinhos de borracha (deveria ter comprado um!) até o premiado Mozartkugel (um bombom feito com marzipan de pistache, coberto por nougat e chocolate amargo).

Depois segui para a Catedral de Salzburg.

Dom zu Salzburg

IMG_0271

A história da catedral de Salzburg é bem antiga. A primeira foi construída em 767. Ao longo dos anos, incêndios que atingiram a cidade destruíram os edifícios e a catedral, tal como é vista hoje, é resultado de um grande reforma feita em 1959 para reparar os danos causados pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Mozart foi batizado na Catedral de Salzburg (a pia batismal ainda é conservada).

Ao lado da catedral fica a Kapitelplatz. Nessa praça, há um tabuleiro de xadrez gigante (é possível mover as peças) e uma esfera dourada com a escultura de um homem em cima dela. Reza a lenda que esse homem, que olha em direção à Fortaleza, procura por uma mulher.

Logo mais adiante, fica a entrada do funicular que leva à Fortaleza.

Festung Hohensalzburg

IMG_0307

A Fortaleza foi construída em 1077 e ampliada entre 1495 e 1519. Além de fortificação convencional, serviu de residência a arcebispos, quartel militar e prisão (foi aí que o Arcebispo Wolf Dietrich foi mantido preso por 5 anos por ordem de seu sobrinho e sucessor, Markus Sittikus, até sua morte em 1617).

A decoração interna da Fortaleza difere bastante de outras que já visitei: é bastante ornamentada.

Toda a história da Fortaleza está contada no museu, que também tem em seu acervo diversos instrumentos de tortura.

E é lá que também existe um pequeno museu de marionetes.

O bilhete (detalhes e preços AQUI) inclui a visita a todo o complexo, bem como a subida e a descida com o funicular.

Visitar a Fortaleza é quase uma obrigação, principalmente porque é de lá que se tem a melhor vista de Salzburg.

Esse é o roteiro básico para conhecer um pouco de Salzburg em um único dia (clique AQUI para copiar o mapa do roteiro). Todavia, há outros monumentos, palácios, igrejas, bastante interessantes, como a fonte da Residenzplatz e o Residenz, que servia de residência dos bispos, a Igreja da Universidade (Kollegienkirche), a Igreja de São Pedro (visita virtual AQUI) e o Palácio Hellbrunn, que não tive tempo de visitar. Se a intenção for explorar mais a cidade e visitar tudo com mais calma, acredito que dois dias sejam suficientes.

Se você já esteve em Salzburg, divida sua experiência nos comentários!

E até a próxima!

 

10 pensamentos sobre “Salzburg, Áustria – Roteiro para um dia

    • Oi Fernanda!
      Eu também saí de lá com vontade de ter conhecido mais lugares… não consegui chegar a tempo no Hellbrunn (já estava fechando…). Então, vou ter que incluir Salzburg de novo num próximo roteiro…rs
      Li seus posts. Aliás, de vez em quando também passeio pelo seu blog!
      E, claro… minha mala também voltou com alguns Mozartkugel.

      Curtir

Deixe um comentário