2+1 = Brick Lane, o bairro mais cool de Londres!

IMG_0005

Quando me perguntam qual é o meu bairro favorito em Londres, sem dúvidas posso responder: Brick Lane! E se você ainda não conhece essa região, vou compartilhar com você porque costumo passar horas por lá.

Essa área fica em East London, próximo a Whitechapel (que no passado foi muito conhecida pelos crimes de “Jack, o estripador”) e, por ser um dos lugares mais perigosos de Londres, nos últimos anos tem recebido um alto investimento do governo britânico (as Olimpíadas de 2012 aconteceram em East London) e de diversas empresas que se mudaram para o bairro, como a Nike, que reformou uma antiga fábrica e montou uma loja conceito + escritório + espaço de eventos próprio e tem transformado Brick Lane no BAIRRO MAIS COOL DE LONDRES! 

Historicamente essa região foi adotada por imigrantes vindos de Bangladesh, Índia e Paquistão, que procuravam trabalho em Londres e criaram diversos restaurantes de comida típica pelas redondezas da “Curry Area”. A presença dessas culturas em Brick Lane é um dos atrativos, e as Curry Houses são bem interessantes.

IMG_0004

Caminhando mais um pouco você descobrirá mais da diversidade do bairro que encanta. 

Grafites de todas as cores, tamanhos e propostas; várias galerias e exposições de arte, tattoo studios, casas noturnas, mercados de antiguidades e roupas e alguns BEIGEL SHOPS. 

Parada obrigatória para experimentar o viciante Smoked Salmon Beigel servido pelas nada-amigáveis senhorinhas (ou senhorzinhos) que preparam, montam, cobram e servem os lanches em um balcão estranhamente delicioso. Esse Beigel Shop fica aberto todos os dias, inclusive aos domingos e nas madrugadas e os beigels serão seus grandes companheiros pelo bairro. (Acredite em mim, sério!)

IMG_0001 IMG_0009

(Fotos: weekendnotes.co.uk e eastendtradesguild.org.uk)

Os mercados de antiguidades e roupas nas ruas atraíram estudantes de artes, que passaram a escolher o local para montar galerias, exposições e escolas de arte e moda. 

Mas na minha opinião, a melhor parte de Brick Lane é caminhar e descobrir os grafites de vários artistas, como Banksy, Dface e Ben Eine e outros anônimos, que exibem seu trabalho ao ar livre e colorem quase todas as ruas do bairro.

Obviamente, uma área cheia de artistas também produziria uma vida noturna absurdamente diversificada. Conheci a CARGO com três pistas de dança que tocam de TUDO (eu disse TUDO!) e um jardim todo iluminado. Prepare-se para uma noite no mínimo engraçada e com gente do mundo inteiro e não esqueça de parar em uma Beigel Shop depois da balada. 

Brick Lane Sunday Market: Na Brick Lane Street aos domingos acontece a feira ao ar-livre e é divertidíssimo descobrir todas as quinquilharias vendidas por alí. (Em uma associação bairrista/grosseira, seria uma Embu das Artes em um bairro cool de Londres. Do you know what I mean?)

IMG_0006 IMG_0003

(fotos: eating-for-england.com e eastendtours.com)

A antiga sede da cervejaria Old Truman agora se transformou em um galpão para receber uma programação descolada de feiras de designers e artistas com suas jóias, quadros, esculturas, jóias e antiguidades. 

Em um dos meus domingos visitando Brick Lane estava acontecendo uma feira de música com vários colecionadores e comerciantes de LPs, CDs, DVDs, pôsteres, camisetas, etc. Além da trilha sonora contagiante, no jardim dos fundos eles servem um churrasco que ficará na minha “memória de gordinho” por muito tempo.

IMG_1958 IMG_1955

Definitivamente, inclua BRICK LANE na sua visita a Londres e se perca pela região descobrindo, experimentando e fotografando toda essa diversidade.

Assim como em toda Londres, esse bairro se transforma completamente das noites de sexta-feira para as tardes de domingo, e eu certamente sugiro que você vá nesses dois momentos. 

Divirta-se e não se esqueça do smoked salmon bagel! 

Como chegar a Brick Lane: Metrô Shoreditch High Street (London Overground) ou Aldgate East (District, Circle e Hammersmith & City Line).

Beigel Bake: 159 Brick Lane

(Artigo de André Castro, nosso colaborador durante o período em que morou em Londres.)

Anúncios