Laxenburg – o castelo de verão dos Habsburgos na Áustria

IMG_0804

Agosto de 2013. Estava em Viena, já tinha conseguido visitar a maioria dos lugares que havia programado e pensei: “acho que dá tempo de dar uma explorada nas cidades vizinhas…”

Nesses casos, abro o mapa e começo a analisar as distâncias entre as cidades, o que tem de interessante pra ver… Parei em Laxenburg, lugar do qual nunca tinha ouvido falar. Apenas 15km de distância de Viena, com parque e castelo.

Paga-se um pequeno valor (€2,00) para entrar no parque (que não inclui as visitas aos castelos). Mais informações sobre tarifas aqui.

Na verdade, o parque é o maior da Áustria e um dos mais importantes da Europa (por vezes, nos concentramos apenas nos roteiros tradicionais, não expandimos as pesquisas e deixamos de conhecer lugares interessantes). É um lugar bastante frequentado por famílias nos finais de semana: dá pra fazer caminhada, pic-nic…

IMG_0760  IMG_0806

Um pouco de história

Os castelos de Laxenburg passaram à posse dos Habsburgos em 1333 para servirem como residência de verão. Em 1780, os jardins foram reformados e ganharam estilo inglês.

O prédio mais famoso do complexo é o castelo “Franzensburg”, construído entre 1799 e 1801 (e complementado em 1835) sob as ordens do imperador Franz II, como uma reprodução de castelos de cavaleiros medievais. O castelo se encontra em uma ilha artificial e pode ser acessado por meio de um ferry (€0,50 por travessia).

IMG_0766 chegada com o Ferry

Foi em Laxenburg que o imperador Franz Joseph e a Imperatriz Sissi passaram a lua-de-mel. Há até uma rota nos jardins indicando os lugares onde Sissi gostava de cavalgar.

Em 1919, ainda no curso da Primeira Guerra Mundial, a cidade de Viena anexou a área do parque de Laxenburg e, posteriormente, toda a cidade (em 1938). Laxenburg  voltou a ser um município independente e pertencer à região da Baixa-Áustria em 1954.

Devido ao tempo meio curto (uma tarde), acabei visitando apenas o Franzensburg.

A visita ao castelo é sempre guiada, mas não há necessidade de agendar com antecedência. O guia do meu grupo era um senhorzinho austríaco, extremamente simpático. Logo de início, disse que não era permitido fazer fotos no interior do castelo, mas ele ia quebrar as regras. Ele conduziu a visita em alemão, mas se bem me lembro, estão disponíveis audioguias em outros idiomas (inglês e italiano, com certeza).

Algumas fotos do interior do castelo Franzensburg (clique em cada foto para vê-la em tamanho original):

IMG_0768

 

 

(não sei se a imagem do coração é só uma coincidência devido ao horário ou se os vitrais no teto foram dispostos de maneira a formar essa imagem propositadamente)

 

IMG_0771 IMG_0802 IMG_0796

IMG_0773  IMG_0786

Durante a visita, o guia perguntou o país de origem de cada um do grupo. Quando respondi Brasil ele logo disse: “Maria Leopoldina passava férias de verão aqui quando era criança.” Ela mesma que depois viria a se casar com D. Pedro I e tornar-se Imperatriz-consorte do Brasil.

Se estiver em Viena, com algum tempo e gostar de castelos, vale visitar Laxenburg.

Informações sobre como chegar a Laxenburg: clique aqui

Para finalizar, uma sessão de cinema. Viena e Laxenburg estão cheias de referências à Imperatriz Sissi, que foi imortalizada pela atriz Romy Schneider na “trilogia” Sissi (Sissi, de 1955; Sissi, a Imperatriz, de 1956; Sissi e seu destino, de 1957). Todos os filmes podem ser vistos no YouTube e aqui vai o primeiro deles:

Até a próxima!

Anúncios

Um pensamento sobre “Laxenburg – o castelo de verão dos Habsburgos na Áustria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s