Romênia – Bucareste – Onde o passado, o presente e o futuro se encontram

Salut, meus caros viajantes e exploradores!

Estou finalmente de volta, agora para concluir minha narrativa sobre as aventuras na interessantíssima capital romena, Bucareste.

Como vocês se lembram, tentei seguir uma ordem geográfica, mas também cronológica, ao narrar não só a história romena, mas as minhas experiências em Bucareste.

Comecei com uma breve introdução sobre o país e a cidade, depois escrevi sobre a Bucareste de Ceaușescu e então cheguei à sua derrubada.

Vamos tratar agora da Bucareste que visa ser reconhecida como uma importante capital europeia e de suas raízes históricas.

O povo romeno valoriza muito suas origens e isso se torna evidente quando se visita o Museu do Camponês Romeno (Muzeul Taranului Roman). Confesso não ser o maior entusiasta desse tipo de museu, mas quando li que ele foi eleito o melhor museu europeu do ano de 1996, decidi visitá-lo. Não me arrependo. É um museu interativo, com informações em várias línguas, sobre a vida do povo romeno pré-industrialização. Imperdível!

DSC02803

Mais imperdível ainda, para aqueles que amam a História Contemporânea, é o subsolo do museu, por muitos ignorado. Lá se encontram raros quadros e objetos do período comunista, incluindo bustos do Lênin e quadros do líder comunista romeno Gheorghiu-Dej.

DSC02799

O museu se situa nas cercanias da Piaţa Victoriei, de onde se pode partir, caminhando, até uma das atrações mais conhecidas da capital romena: o Arcul de Triumf (Arco do Triunfo) romeno.

DSC02939

DSC02923

O arco original foi construído em 1878, logo após a independência romena. Sua forma definitiva, todavia, foi alcançada em 1936. Chegar à sua base é uma aventura, já que não há semáforos ou faixas de pedestres. Na primeira vez que lá estive, nem me arrisquei, mas na segunda vez, acompanhado de um amigo argentino mais imprudente do que eu, cheguei à sua base, com medo de ter que estabelecer residência lá!

DSC02926

DSC02928

Partindo do Arco, ainda rumo ao Norte, chega-se ao belíssimo Parcul Herăstrău, onde famílias inteiras passam momentos agradáveis ao entorno do lago de mesmo nome. Eu não tinha a intenção de permanecer lá por tanto tempo, mas a paz do lugar me levou a explorar cada lugar desse parque, durante um outono particularmente belo e inspirador.

DSC02865

DSC02875

DSC02877

Nessa parte da cidade, senti-me extremamente confortável, envolto por uma atmosfera agradável e cordial, de paz e tranquilidade. É como se, depois de ter percorrido toda a capital, passando por prédios e monumentos emblemáticos dos seus momentos mais terríveis, tivesse chegado, por fim, à estabilidade e à normalidade.

DSC02868

DSC02870

Ainda lá, encontra-se uma inusitada homenagem ao cantor pop Michael Jackson, não muito distante de uma homenagem aos idealizadores da União Europeia.

DSC02838

DSC02866

Ainda que se esteja nesse oásis de liberdade, depara-se, mais ao norte, com uma construção que representa o oposto: a “Casa da Imprensa Livre” (Casa Presei Libere). Tal edifício foi construído para ser a sede da mídia não independente da Romênia comunista e sua arquitetura remete a tantos prédios que pude ver em Moscow.

DSC02887

DSC02935

Quando estava para terminar minha visita a alguns dos pontos mais interessantes da capital romena, senti falta de uma coisa: um centro histórico. Cada cidade europeia tem o seu, mas onde estava o romeno???

Ele estava lá ao sul, perto do Palácio do Povo. É um centro histórico diminuto, se comparado com todas as outras capitais europeias nas quais estive.

DSC02893

Os lugares de maior interesse são, certamente, o Mănăstirea Stavropoleos, um lugar de calmaria e paz no meio de um centro cheio de bares, e a Curtea Veche, residência oficial construída durante os tempos do Vlad, o Impalador!

DSC02890

DSC02895

Espero que tenham gostado da minha experiênia pela capital romena!

Para terminar, deixo uma dica de música pop romena que bombou no último verão europeu!

No meu próximo e último post do presente ano, relatarei como é a experiência de passar o Natal no exterior, em um país Católico, em um país Ortodoxo e em um país Muçulmano! Não percam!!!

Muito obrigado pela visita e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s